terça-feira, 28 de outubro de 2008

Como escolher a melhor e mais adequada fonte para seu PC

Alguns passos são importantes para uma correta decisão. A seguir veremos alguns deles, os mais importantes.

1) As fontes para configurações atuais diferem na distribuição interna de potência, segundo suas diversas tensões, daquelas fontes para configurações antigas. Fontes antigas privilegiam a entrega de potência nas tensões de 3,3 e 5 Volts. Fontes modernas privilegiam a entrega de potência na tensão de 12 Volts. Desse modo uma fonte de 400 Watts para uma configuração antiga pode não ser tão adequada quanto uma fonte de 300 Watts, mas já preparada para alimentar uma configuração moderna. Uma outra informação importante é saber que o mercado oferece fontes adequadas às novas configurações, bem como fontes adequadas às antigas configurações. Essas fontes "a moda antiga" apesar de terem uma boa disponibilidade de fornecimento de potência, já sabemos, essa potência esta concentrada nas tensões baixas. Geralmente essas fontes são fabricadas/distribuídas por empresas idôneas, são de boa potência e preço atrativo. Dai deduzimos o óbvio. A potência total da fonte não é indicador para escolha da mesma.

2) Um segundo fator importante é o que chamo “nome fantasia” da fonte. Alguns fabricantes/distribuidores se valem do nome da fonte para levar um posicionamento mercadológico ou promessa de potência dessa fonte. Esse grupo gostaria de tratá-lo em dois subgrupos distintos. O primeiro deles representado pelas ditas genéricas, onde o nome da fonte nada tem a ver com a real potência disponibilizada pela mesma. Ai se encontra de tudo, desde coisas como Gamer 700W, numa fonte que é incapaz de suprir 200 Watts de potência, até promessas de 450 Watts, com um preço de mercado de R$ 35,00. O antídoto para ficar imune a esse grupo passa pelo conhecimento da história daquele fabricante/distribuidor no mercado, pela consulta a “reviews” e análises dessas fontes na Internet, pela consulta à fóruns de discussão, e pelo preço propriamente dito. Algumas vezes todos esses componentes do antídoto devem ser avaliados para que realmente fiquemos imunes a ameaça que esse grupo representa. Outro grupo não menos importante, constituído de fabricantes/distribuidores de peso, com nome respeitado no mercado e que, de diferentes modos classificam as suas fontes, no tocante a potência. É normal encontrar fontes de diferentes fabricantes, com potência efetiva similar para não dizer a mesma, e com “nomes fantasia” diferentes, envolvendo diferenças de 20% a 30% na potência declarada. Desse exposto fica fácil de deduzir que a potência declarada, quer no nome, quer na descrição de uma fonte, mesmo de fabricante confiável, não é um bom indicador para a escolha da melhor fonte para seu PC.

3) É necessário, portanto, o estabelecimento de um outro indicador que não a potência total da fonte para servir de elemento de comparação dessa fonte. Todas as fontes do mercado conseguirão, com folga, atender as demandas de seu PC nas tensões de 3,3 e 5 Volts. As CPU´s, as placas de vídeo e todos os demais periféricos tem tomado, de modo pesado, suas alimentações da tensão de 12 Volts. Desse modo é fácil entender que a capacidade de suprimento de energia na tensão de 12 Volts é o indicador mais favorável que temos hoje para a escolha de uma boa fonte para PC.

4) As fontes em geral atualmente possuem mais de uma saída para as tensões de 12 Volts, cada uma com uma capacidade limite para fornecimento de energia. Não é correto simplesmente somar as capacidades individuais de cada saída para tentar descobrir a corrente ou a potência total concentrada nessas saídas de 12 Volts. O correto é buscar a definição da capacidade de fornecimento de energia nas saídas de 12 Volts, no modo combinado, dita pelo fabricante.
Veja, como exemplo, essa Spire abaixo. Cada saída de 12 Volts é capaz de fornecer 20 Amperes, mas de modo combinado, as duas saídas fornecendo ao mesmo tempo, não é correto deduzirmos como sendo de 40 Amperes o provimento total, como se poderia imaginar e sim, veja lá o fabricante dizendo que a potência máxima das duas juntas é de 432 Watts. Ora, 432W/12V = 36 Amperes (essa é a única relação matemática de que necessitamos P=VxI, e ai no caso... P/V = I, que é derivada da relação). Veja que, se uma das saídas estiver fornecendo 20A, a outra somente poderá fornecer até 16 Amperes, por causa do limite da corrente ou potência combinada.

Alguns fabricantes declaram a potência combinada desse modo mostrado ai na fonte da Spire, na tabela de características da fonte, ou na etiqueta colada a essa fonte. Outros declaram lá nas especificações, de modo textual, como é o caso dessa ST-450P-AG. Veja a declaração textual do fabricante de que as saídas de +12V1 e +12V2 não deverão exceder os 300 Watts (25 Amperes).

5) Um outro elemento que poderá ajudar muito na comparação de fontes é a eficiência da mesma. É essa eficiência que nos diz o quanto de energia será desperdiçada por essa fonte para fornecer energia de modo adequado ao PC.
- Valores de eficiência na casa dos 60% são marginais e você deve fugir deles;
- Valores de eficiência na casa dos 70% já são mais adequados a atual tecnologia e, poderíamos dizer, aceitáveis, mas com restrição;
- Valores de eficiência na casa dos 80% são aqueles que devem balizar nossas escolhas pois resultarão em fontes com baixa emissão de calor, maior economia de energia e também baixo ruído. Veja que o rendimento não dá idéia alguma sobre a qualidade, a estabilidade de uma fonte. O rendimento define somente o desperdício de energia para cumprir a tarefa de bem alimentar o PC.

6) Existência de PFC. O PFC é uma modernidade, um novo arranjo do estágio de entrada de uma fonte. Sua tarefa é a de aliviar a rede elétrica e seus componentes, evitar geração de harmônicas, ruído elétrico e magnético. Prefira sempre PFC ativo. Como adicional dos sistemas de PFC ativo, a fonte ganha a liberdade de poder ser alimentada com qualquer tensão de entrada de 90 a 270 Volts, sem necessidade de chave de escolha de tensão de entrada. A fonte fica full-range. Imaginem que é completamente desnecessário, inútil e prejudicial a colocação de estabilizadores para esse tipo de fonte. Nenhum estabilizador de mercado tem um range da tensão de entrada tão grande, de trabalho, como o range desse tipo de fonte. A existência do PFC ativo na fonte de alimentação vale cada centavo eventualmente pago a mais por isso.
Para os interessados em aprofundar um pouco o seu conhecimento de PFC, tenho um tópico aqui no fórum que oferece uma visão clara do assunto. Me permito indicar como leitura: http://forum.clubedohardware.com.br/...otencia/431794

7) Finalizando poderia dizer que outros fatores tais como a proteção dos cabos, o cabeamento modular, conectores especiais, tipo e número de conectores, tipo de suspensão do fan, prazo de garantia e outras mil e uma características menos importantes podem sim ser invocadas na hora da escolha da fonte para seu PC, mas gostaria de finalizar com somente uma dica a mais que é a estimativa da potência que a sua configuração irá demandar. É muito normal em um fórum perguntas do tipo.. Qual a fonte para minha config? e mais normal ainda são respostas do tipo.. Recomendo uma XYZ com 850 Watts... Tenho visto que a enorme maioria dos PC´s que por ai rodam tem seus consumos de pico centrados em uma faixa de 150 a 250 Watts. Excepcionalmente alguns PC´s alcançam uma demanda superior a essa, até lá pelos 400 Watts, e raríssimas vezes superior a isso. Como então saber da demanda do seu PC para bem poder dimensionar a fonte?
O site www.extreme.outervision.com disponibiliza uma calculadora de demanda para seu PC baseada no tabelamento das CPU´s, placas de vídeo, e demais periféricos possíveis de estar em sua configuração. Quando você declara lá toda a sua configuração esse site performa a soma das potências necessárias para fazer aquela configuração operar a pleno. O uso do site, com um pouco de bom senso, ajudará a definir, de modo super conservador (irá definir com folga) a necessidade de energia para sua configuração. Tem um tópico aqui no fórum em que dei umas dicas do uso dessa calculadora... É esse tópico ai: http://forum.clubedohardware.com.br/...alcular/450715

8) Em sabendo a real demanda de pico de sua configuração, considero como uma boa prática, para o dimensionamento de fontes, que essa demanda de pico represente os 70% de capacidade de fornecimento de sua futura fonte. Essa preocupação fará com que, desde o trabalho em vazio até o trabalho com carga total, a sua configuração estará trabalhando com uma demanda de energia na faixa de 50 a 70% da capacidade de sua fonte. Veja abaixo um gráfico típico de eficiência de uma fonte..
Clique aqui para ver no tamanho original.


Isso na enorme maioria das fontes representa a região de maior desempenho da mesma, resultando numa operação eficaz, com baixo consumo, baixa geração de calor e baixo ruído. Para buscar esse valor de potência ideal, uma vez sabido o valor da demanda total de sua configuração, retirada pelo item anterior, divida essa demanda total por 0,7. Essa será, em potência, o target de busca da fonte ideal para o seu PC. Claro que todas as outras condições já vistas deverão estar atendidas...

A correta definição de sua demanda, aliada às características essenciais a uma boa fonte, condicionada ao valor que se está disposto a pagar, determinam sempre a melhor escolha para uma fonte de PC.


Resumo dos pontos a conhecer:

1) A potência total da fonte não é indicador para escolha da mesma;

2) A potência declarada, quer no nome, quer na descrição de uma fonte, mesmo de fabricante confiável, não é um bom indicador para a escolha da melhor fonte para seu PC;

3) A capacidade de suprimento de energia na tensão de 12 Volts é o indicador mais favorável que temos hoje para a escolha de uma boa fonte para PC;

4) O correto é buscar a definição da capacidade de fornecimento de energia nas saídas de 12 Volts, no modo combinado, dita pelo fabricante.

5) Eficiência:
- Valores de eficiência na casa dos 60% são marginais e você deve fugir deles;
- Valores de eficiência na casa dos 70% já são mais adequados a atual tecnologia e, poderíamos dizer, aceitáveis, mas com restrição;
- Valores de eficiência na casa dos 80% são aqueles que devem balizar nossas escolhas pois resultarão em fontes com baixa emissão de calor, maior economia de energia e também baixo ruído;

6) A existência do PFC ativo na fonte de alimentação vale cada centavo eventualmente pago a mais por isso.

7) Como então saber da demanda do seu PC para bem poder dimensionar a fonte?

8) Para buscar esse valor de potência ideal, uma vez sabido o valor da demanda total de sua configuração, retirada pelo item anterior, divida essa demanda total por 0,7.

FONTE: http://forum.clubedohardware.com.br/como-escolher-melhor/567590

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

AutoMZ Ultimate Tweaker 4.1

O AutoMz Ultimate Tweaker é um aplicativo que tem como proposta melhorar o desempenho do seu computador, melhorando aspectos como a qualidade da sua conexão, registro e características avançadas do seu sistema, o que demanda algum conhecimento na área.

Muitos aplicativos desse gênero assustam os usuários quanto a problemas enfrentados após sua utilização. Para resolver o problema, sugerimos que você crie um ponto de restauração no seu sistema, permitindo reverter as alterações realizadas pelo aplicativo caso algum problema aconteça.

Como utilizar

Na primeira utilização do programa, ele perguntará se você deseja fazer um rápido backup das informações do seu registro, o que é mais uma ferramenta para assegurar a reversão de problemas que possam ser ocorridos ao utilizá-lo.

Depois de criado o arquivo, feche a janela e passe a utilizar o aplicativo, que contém diversas opções para personalizar as melhorias a serem realizadas. No guia “Main Options”, escolha as configurações adequadas para seu sistema operacional, processador, se deseja que sejam feitas melhorias em sua conexão e, finalmente, estipule o tipo de computador que está utilizando.

Melhore o desempenho do seu computador com este aplicativo.

Na parte direita da janela principal do aplicativo, é possível estipular se ele fará mudanças simples ou mais complexas no seu sistema. Avalie bem essa alternativa antes de utilizar o programa, pois ela será crucial nas mudanças que ele realizará. A opção “Safe Optimization” é mais segura que a outra, mas apresenta modificações mais leves no seu sistema.

A última divisão de funções do AutoMz Ultimate Tweaker é referente à limpar arquivos temporários, otimizar os arquivos de carregamento do Windows, otimizar o registro e melhorar o funcionamento do Mozilla Firefox, respectivamente.

Depois que realizar todas as configurações do programa, você estará a um passo de iniciar as mudanças. Para isso, clique na opção “Start Boost” e aguarde o processo. Reinicie o computador e confira as possíveis melhorias que ele virá a trazer em rendimento para a sua máquina.

FONTE: http://baixaki.ig.com.br/download/automz-ultimate-tweaker.htm

AMD Dual-Core Optimizer 1.0

As tecnologias de múltiplos núcleos em processadores está se desenvolvendo cada vez mais, assim como o número de usuários que a utilizam. No entanto, a maioria dos sistemas operacionais disponíveis no mercado, bem como aplicativos e jogos, ainda não está adaptada para tirar o máximo de proveito dela. Visto isso, a AMD desenvolveu um utilitário para usuários que utilizam processadores de núcleo duplo desta empresa, o AMD Dual-Core Optimizer.

Ele age interferindo no modo como as aplicações utilizam a API do Windows, incrementando instruções que valorizam o potencial do processador. As melhorias desse utilitário podem ser observadas, principalmente, em jogos, onde a necessidade de processamento de dados é muito alta.

Para utilizá-lo é simples: basta apenas instalá-lo. Ele não cria nenhum tipo de atalho, é apenas incorporado ao sistema operacional.

Otimize o uso do seu processador.

FONTE: http://baixaki.ig.com.br/download/amd-dual-core-optimizer.htm

Fila de Processos em seu Dual-Core

O SMP Seesaw é um programa para gerenciar onde os processamentos deverão ocorrer em computadores dual-core. O programa é leve, rápido de efetuar o download e sua instalação é simples não necessitando configurações manuais para seu funcionamento e não sendo apresentada em muitos passos. O programa está disponível no idioma inglês.

Após instalado o programa, enquanto ativo, opera como um ícone na barra de tarefas do Windows e para acessá-lo basta efetuar um clique duplo sobre o mesmo. Ele opera em uma única janela. Com ele é possível, em computadores dual-core, controlar como o Windows gerencia o número de processos que entrará na fila de escalonamento de cada um dos processadores e inclusive ordená-los.

Interface do programa

Você poderá inclusive dedicar um de seus processadores para um único programa, permitindo, com isto, que este tenha um melhor desempenho. Para utilizá-lo basta verificar na lista de processo exibida na coluna do meio do programa “Both CPUs”. Esta lista está sendo executada em ambos os processadores. Então, basta selecionar como deseja dividir o funcionamento destes.

Feito isto, clique sobre cada um deles e utilize o botão “Move to CPU0” ou “Move to CPU1” para distribuí-los entre os diferentes processadores. Para deixar um programa apenas funcionando em um dos processadores, clique sobre ele e utilize o botão “Isolate on CPU1”. Para verificar se novos processo entraram na fila de escalonamento, utilize o botão “Refresh”.

FONTE: http://baixaki.ig.com.br/download/smp-seesaw.htm

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Fusion for Gaming Beta

A AMD lançou a versão beta do software Fusion for Gaming. A idéia é que o aplicativo melhore o desempenho do computador fechando alguns processos que consomem memória e "roubando" recursos da máquina e que não precisam estar ativos enquanto o jogador está dando alguns headshots.

Não é novidade que a fabricante de chips AMD está desenvolvendo uma nova estratégia de atuação no mercado mundial. A mudança começou em meados de 2006, com a aquisição da ATI, e agora a companhia vem trabalhando no Fusion, plataforma que, grosso modo, pretende unir processador e chip gráfico em um mesmo componente de silício. Ainda se trata apenas de um projeto, mas a empresa apresentou nesta quinta-feira a versão em software do conceito, o Fusion for Gaming, que promete acelerar o desempenho dos games e melhorar a experiência dos usuários.

Ainda em versão beta, ele tornaria a máquina até 10% mais rápida na hora de rodar jogos, explica Brent Barry, estrategista da área de games da AMD. Não há muito segredo: o programa faz ajustes nas configurações do computador, mudando chaves de registro e acertando detalhes do próprio processador. O Fusion também encerra processos e serviços que rodam em segundo plano e não serão necessários durante o jogo e, com isso, libera uma boa parte da memória RAM e da utilização da CPU.

No modo avançado, também é possível desativar recursos do Windows Vista, como a interface Aero e a barra lateral de aplicativos. Já no modo expert, os recursos incluem aceleração do HD e overclocking (elevação da capacidade de funcionamento de um determinado componente para além das especificações de fábrica). A AMD planeja também aplicações para uso mais genérico, que ajudariam o usuário, por exemplo, a ajustar o laptop para máxima economia de energia.

A equipe Meiobit testou o Fusion e eles afirma que não obtiveram uma alta melhora na performance. Isso pode ser devido ao programa ainda não estar bem acabado, ou simplesmente porque este tipo de software acaba tendo uma eficácia muito diferente de uma máquina para outra e por enquanto a lista de placas mães suportadas ainda é pequena. Para fazê-lo funcionar, basta clicar no centro do círculo que aparecerá no seu desktop após abrir o programa. De toda forma, acho que o download vale a pena e por estarmos falando de um aplicativo gratuito, qualquer melhora obtida com ele será bem vinda. Espero que vocês possam fazer um teste aí e ter melhor sorte do que eu.

Fusion for Gaming:
Download:

FONTE: http://www.axesgaming.gnx.com.br/css/index.php?action=ver&id=346