terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Pasta Térmica NOCTUA NT-H1 REVIEW

Pasta Térmica NOCTUA NT-H1 REVIEW



Parceria

Review realizada com o apoio material da Noctua, Austria. A Virtual Legion agradece desde já todo o apoio e disponibilidade proporcionada pela Noctua.



seta Website geral: http://www.noctua.at
seta Página específica: Noctua NT-H1

Apresentação/Especificações

Nome do Produto:Noctua NT-H1
Capacidade:1.4ml (15 aplicações +/-)
Area cobertura:2,49 g/cm³
Côr:Cinzento
Tempo Recomendado para Guardar:2 Anos
Duração (Instalada no CPU):3 Anos
Temperaturas Máximas e Mínimas de uso:-50°C to +110°C
Temperaturas Recomendadas de uso:-40°C to +90°C


Performance Excelente
NT-H1 é um composto híbrido de diferentes micro partículas, as quais estão especificamente optimizadas. Graças a sua extrema baixa resistência térmica a NT-H1 consegue excelentes resultados.


Facil de aplicar com uma dose eficiente
A NT-H1 espalha-se quando pressionada, não sendo necessário nenhum acessorio extra. Assim evita-se gastar demasiada pasta térmica, tornando-a bastante rentavel. Uma pequena porção apenas no centro do CPU e podemos instalar o cooler e está feito.


Maxima perfomance logo a seguir a aplicação
NT-H1 atinge a sua máxima performance rapidamente e não precisa de "burn-in" de tempo de aquecimento.


Estabilidade duradoura
NT-H1 não contem solventes nem outras substancias com baixa inflamação e tem uma excelente estabilidade mesmo a longo prazo. Graças a maturidade do composto a NT-H1 pode ser usada durante muito tempo sem quaisquer problemas.


Não é condutora eléctrica
NT-H1 possui uma elevada constante dieléctrica. Dessa forma não existe perigo de curto-circuitos mesmo em caso de contacto directo com os componentes ou pistas. Totalmente compatível com todos os materiais usados em PCs, a NT-H1 pode ser aplicada em coolers de aluminio e cobre.


Apropriado para a refrigerações extremas "Extreme Cooling"
A NT-H1 é perfeita para uso de refrigeração extrema "Extreme Cooling". Até nas temperaturas mais baixas, confere a máxima performance e continua fácil de limpar.


Website Fabricante: http://www.noctua.at


Métodos de Teste / Sistema usado

CPU:Intel Pentium Dual Core (Conroe) E2160 1,8 Ghz @ 3,0 Ghz
Motherboard:Asus P5WDH Deluxe
Memoria:A-Data DDR2 PC6400 2x1GB
Placa Gráfica:ATI HD2400pro 256 PCI-e
Disco Rigido:WD 500GB AAKS
Fonte Alimentação:LC POWER GREEN POWER 550W
Sistema Operativo:Windows XP 32bits SP3








Temperatura Ambiente:16ºC

Foram realizados 3 testes em cada uma das 4 pastas térmicas usadas para comparação. O primeiro teste foi cerca de 30 minutos depois da pasta termica aplicada e a seguir ao arranque do sistema operativo. O segundo teste foi cerca de 12 horas depois e o terceiro e ultimo teste passado cerca de 6 horas. Ou seja foi efectuado um teste de noite outro no dia a seguir a meio do dia e novamente outro ao fim do dia. A maquina bem como o sistema operativo estiverem sempre em cima só se desligava a maquina para trocar a pasta térmica. O primeiro e o segundo teste foram com a mesma pasta já o terceiro teste foi com outra pasta. Escolhemos o melhor dos 3 testes de cada pasta térmica para resultado final.

Todos os testes foram realizados em sistema de caixa aberta, numa caixa desktop adaptada a media center (HTPC). Usamos como cooling um ASUS Silent Knight AL em todos os testes também.

O Software usado foi o Core Temp Beta 0.95.4 e o OCCT Perestroïka 1.1.1b em testes de 15 minutos com 10 de full load 100% CPU. Retiramos do log do coretemp e dos gráficos do OCCT os resultados para apresentação.





FOTOS/Amostras






NOCTUA NTH1
A pasta da Noctua aparenta uma cor cinza claro e é uma pasta mais seca, ou seja é mais massa do que propriamente pasta. Adapta-se bastante bem ao cpu e ao cooler. Mesmo depois de desmontar o cooler a pasta permanece intacta.


ZALMAN ZM-STG1
A Zalman tem a particularidade de ser aplicada por pincel, é uma pasta muito mais liquida. De cor cinza clara, é semelhante por exemplo a uma tinta a aplicar, muito liquida e seca rapidamente com o ar.


ARTIC SILVER 5
A conhecida Artic Silver 5 é uma pasta de cor cinza escura e mais humida que a Noctua.


ASUS (Fornecida com o cooler ASUS Silent Knight AL)
Esta pasta térmica da Asus fornecida com o cooler Silent Knight AL é muito semelhante a Artic Silver 5. De cor cinza claro e também pastosa.




TESTES/TEMPERATURAS


Numero:1
Nome do Produto:Artic Silver 5
Site:http://www.arcticsilver.com/as5.htm
Area cobertura:2,49 g/cm³
Capacidade:3,5 grs
Resistencia Termica:<0.0045°c-in2/watt>
Condução Termica: >350,000W/m2 °C (0.001 inch layer)
Limites de Temperaturas (Em uso):–50°C to +130°C
Limites de Temperaturas (Pico):–50°C to >180°C

Numero:2
Nome do Produto :ASUS
Site:http://www.asus.com
Obs.:Pasta termica incluida no pacote do cooler Asus Silent Knight AL

Numero:3
Nome do Produto:ZALMAN ZM-STG1
Site:http://www.zalman.co.kr/eng/product/view.asp?idx=198
Capacidade:3,5 grs
Area cobertura:2,42
Limites de Temperaturas (Em uso):-40°C +150°C

Todas a pastas térmicas usadas não são condutoras eléctricas.




Foram analisadas quatro pastas termicas. Todas muito semelhantes entre elas. A surpresa vai para a pasta termica da Asus que apresentou resultados muito bons, semelhantes a AS5, para uma pasta incluida num pacote. A já conhecida e rainha da perfomance Artic Silver 5 e a Zalman zm-stg1 aclamadas as pastas termicas de eleição pelos entusiastas e overclockers foram também postas a prova. A Artic Silver 5 já tem aqui neste comparativo uma rival a altura. Embora a AS5 no log do Core Temp atinga 61º por 1 ou 2 segundos consegue ter ao longo do tempo de stress do CPU temperaturas ligeiramente mais baixas que a Noctua. A Noctua acaba por vencer em temperaturas maximas e mesmo minimas o teste. A Zalman zm-stg1 fica um pouco mais acima em temperaturas maximas, é uma pasta um pouco liquida e seca muito rápido não sendo assim muito eficiente. No geral a AS5 e a Noctua são as que tem as melhores temperaturas nos testes efectuados, ficando a asus logo a seguir com temperaturas bastante semelhantes a AS5 e a Zalman em ultimo com temperaturas mais quentes.

Quando retiramos o cooler do CPU reparamos que a AS5 e a Noctua permanecem quase intactas. Aderem ambas bastante bem ao CPU e ao cooler. A Asus já é um pouco mais macia. A Zalman nota-se que desaparece pequenas partes da pasta derivado ao calor.

A pasta termica da Noctua NT-H1 chega imediatamente a sua maxima perfomance não sendo necessario o "Burn-in" (sofrer aquecimento). A Artic Silver 5 já precisa de sofrer aquecimento para começar a ter a melhor perfomance.


Este gráfico como já foi referido foi produzido a partir do ficheiro de log do Core Temp e teve por base as temperaturas maximas e minimas dos 2 nucleos do CPU.


CONCLUSÃO

A Noctua mais uma vez apresenta aqui um produto da mais alta qualidade como já vem sendo hábito por parte da marca austríaca. Com esta NT-H1 a Noctua preenche então uma lacuna na sua linha de produtos para cooling. A NT-H1 custa cerca de 7€ na Europa, preço bastante razoável para a quantidade que traz e pela qualidade e perfomance associadas. "Uma pasta térmica desta qualidade, completa ainda mais as soluções da Noctua para servir não só a comunidade "entusiasta/overclocker" mas também o público em geral que procura produtos com qualidade e fiabilidade À NT-H1 adequa-se melhor o nome de "massa termica", por ser uma pasta mais seca e mais consistente. Uma pequena porção é suficiente. Temos mesmo de dizer que temos orgulho em testar este produtos da Noctua. Produtos de qualidade aliada a perfomance que conseguem resultados de topo.

Os resultados de modo muito geral são muito semelhantes, sendo a NT-H1 a escolha mais acertada derivado as novos métodos e tecnologias de fabrico já explicadas.

A NT-H1 é fácil de instalar, apresenta-se num tubo com uma quantidade bastante generosa. Aplicamos uma pequena porção no centro e, ao montar o cooler, a massa espalha-se através da pressão exercida pelo mesmo durante o respectivo aperto, apenas sendo aconselhável efectuar uns pequenos movimentos circulares para que a massa fique uniformemente distribuída. Os resultados saltam logo à vista mesmo com o CPU em stress e com overclocking. No fim, quando é preciso trocar a pasta térmica, a NT-H1 é também bastante fácil de remover/limpar.


Perante estes resultados, provas de qualidade e perfomance já enunciadas, atribuímos a nota de 9/10 e, claro, o título de produto RECOMENDADO!



* Não precisa de "Burn-in" (Aquecimento) para atingir a sua máxima perfomance
* Boa perfomance
* Estabilidade de temperaturas
* Bom preço para a quantidade que traz





* Densa e existe uma certa dificuldade em espalhar.