quarta-feira, 25 de julho de 2007

Batotas!!!!!!

O uso de batotas/cheats no jogo sempre foi amplamente criticado pelos jogadores. É recurso quase tão antigo quanto o próprio jogo, e é feito através de programas especiais que modificam configurações do motor gráfico utilizado, GoldSrc. Algumas trapaças comuns incluem visão através de paredes, aumento da velocidade do jogador e mira automática.

A visão através de parede e outros objetos permite que um jogador veja outro escondido ou em outro ambiente. Isto garante a ele vantagem ao saber a localização do inimigo, permitindo que mire antecipadamente. Isto é feito alterando o motor gráfico do jogo para que os objetos sólidos sejam mostrados de forma semi-transparente.

A mira automática permite que um jogador mire automaticamente no seu oponente quando presente, geralmente em sua cabeça, o que aumenta as chances de eliminá-lo. Os programas mais modernos para essa trapaça lêem dados temporários na RAM que armazenam informações sobre a posição dos jogadores. Se o programa identifica que o oponente está na tela do jogador em uma distância razoável, ele automaticamente altera a posição do jogador para mirar no local desejado. Algumas variações dessa trapaça também atiram automaticamente. Como o tempo de reação de um computador é muito menor que de um humano, o uso dessa trapaça torna o jogador quase invencível. Seu uso é facilmente reconhecível por outros jogadores já que o utilizador sempre irá acertar a cabeça dos oponentes, mesmo que não desejem. Outra variante dessa trapaça simplesmente atira automaticamente quando o inimigo está na mira do jogador.

As trapaças mais actuais, contêm protecções de Anti-kick, ou seja, impossiblita a desconecção do servidor do jogador através de votos dos jogadores da mesma equipa. Permitem também alteração dos céus dos mapas(cenários de jogo), extra-sangue (cada bala que se acerte no oponente, num ponto fraco, sai o dobro do sangue).

Há tambem a implantação de novos radares com as trapaças, aonde aparecem os elementos de todas as equipas, terrorista e contra-terrorista, distinguido através de cores (vermelho: Terrorista e Azul: Contra-Terrorista).

Para tornar o jogo mais justo, a Valve lançou o programa VAC, que desde sua segunda versão já está habilitado na maioria dos servidores. Quando os jogadores trapaceiam em servidores dotados de VAC 2 correm o risco de serem banidos permanentemente de todos os servidores que utilizam a tecnologia, seja no Counter-Strike ou não. A primeira versão do VAC bane o utilizador por um ano, sendo que até setembro de 2003 o tempo de banimento era de cinco anos. O atual sistema de detecção chamada VAC 2, bane os infratores permanentemente

Há um sistema paralelo ao VAC 2, que se chama SteamBans que tem como Página oficial que ja reune algumas comunidades de Counter-Strike e servers privados, é obvio, que esta comunidade,nao tem a mesma quantidade de utilizadores que a da própria Valve,mas está a crescer a olhos vistos.

Este sistema consiste na exclusão pelo método da Steam_ID (Indentificação alfanumérica única em cada conta), ou seja, ao conectar a um servidor,com este tipo de protecção, o jogador, entra e a sua Steam_ID é automaticamente comparada com a Base-de-Dados de utilizadores banidos e se houver um resultado positivo, decorre a desconexão do jogador do Servidor protegido pelo sistema.

Mais algumas informações sobre o assunto:
Identificando os Principais Cheats utilizados no SOURCE

O usuário lorfica do fórum ArenaIG criou um tutorial muito bem elaborado de como identificar cheats. É um guia muito explicativo, vale a pena ler e aprender a como identificar o uso destas trapaças. Acompanhe abaixo maiores detalhes de alguns cheats mais usados para CS:S.

WallHack:
Talvez o mais utilizado. E, se o usuário deste tipo de trapaça for suficientemente inteligente, o mais difícil de identificar. Consiste, basicamente, em uma alteração no jogo: caixas, portas e, em certos casos, até paredes ficam transparentes, ficando muito mais fácil de adivinhar onde estão os inimigos. É um cheat que pode ser provocado por um programa externo ou, mesmo, por determinadas configurações de vídeo.
Como identificar:
Sempre suspeite daquele jogador que parece "adivinhar" o momento exato que os inimigos passam pela fresta de uma porta, ou de quem sempre parece saber aonde tem um "camper" abaixado atrás de uma caixa. WallHack, quando usado despreocupadamente, é fácil de perceber, o cheater vai direto para cima dos jogadores do outro time, sempre sabe aonde eles estão. Como sempre, vale ter bom senso: jogadores experientes conhecem bem os mapas e SABEM aonde são os principais spots ocupados pelos inimigos. Por isso, tenha calma na hora que suspeitar de um usuário deste cheat. No final, se sua suspeita tiver fundamentos, o cheater acabará se "entregando" em algum momento e, nem que seja por alguns segundos, vai acompanhar com a mira a movimentação de algum inimigo atrás de um objeto. É nessa hora que você tem que estar gravando a demo de sua denúncia, sempre em primeira pessoa.

AimBot:
Um cheat popular e muito fácil de ser notado. Chama a atenção rapidamente, por fazer seu usuário ter uma precisão incrível para Headshots. Trata-se de um programa ou script auxiliar, que, quando executado, força a mira das armas a sempre buscar um hitbox pré-ordenado, a cabeça, na maioria dos casos. Cheats mais atuais, no entanto, se sofisticaram na hora de disfarçar a trapaça: podem tentar alternar os tiros em regiões diferentes do corpo.
Como identificar:
Fique atento para as trocas de tiros. Se um jogador "solta o dedo" de forma frenética e sempre acerta Headshots, suspeite. Não é preciso lembrar que, obviamente, bons jogadores conseguem dominar as armas para "dedar" com precisão e, claro, sempre buscam a cabeça do adversário. Os jogadores com cheat, no entanto, na maioria dos casos podem ser flagrados com a mira "travada" na cabeça ou peito de seus inimigos, não importa como estejam se movimentado, a mira fica estática no hitbox estabelecido pelo cheat.

SpeedHack
Como diz o próprio nome, modifica a velocidade do jogador. Talvez o cheat mais fácil de identificar, já que se alguém esta correndo em alta velocidade pelo mapa, muito mais rápido do que outros jogadores, algo, definitivamente, está errado. Consiste em um aumento considerável da velocidade de locomoção do jogador.
Como identificar:
É desnecessário dizer que se você avistar alguém correndo duas vezes mais rápido que os outros jogadores no mapa, deve suspeitar de cheat. Mas outras situações podem deflagrar o uso dessa trapaça: há locais no mapa que, invariavelmente, serão alcançados por um determinado time antes de seus adversários. Em suma, se você é CT, na Aztec, e quando chegar ao "seu" lado da ponte der de cara com um TR "sentando o dedo" em seu time, preocupe-se, é possível que ele seja cheater. Não há muito o que detalhar sobre este cheat, o usuário move-se mais rápido e, obviamente, chega mais rápido em determinados pontos do mapa. Cuidado antes de acusar alguém, no entanto: lembre-se que um bom lugar na hora do spawn pode facilitar o rush de um jogador mais experiente, ou que, em determinados casos, um ping alto pode fazer com que um jogador pareça estar "teleportando" pelo mapa. Neste caso, não vá acusar alguém de uso de cheat.

No-Recoil:
Compesa o desvio dos tiros e faz com que todos os tiros acertem o inimigo.
Como Identificar:
Se você perceber que a mira do player abaixa e volta rapidamente a cada tiro que ele der, pode ter certeza que ele ta utilizando no-recoil. A mira de alguém com No-recoil só vai para baixo por mais que ele atire e os tiros vão sempre no mesmo lugar.

Spinbot:
É como se fosse um um AimBot só que com maiores danos em 360° graus.
Como Identificar:
O jogador não para de ficar girando em torno do seu próprio eixo, junto com um autoshot, apareceu é kill na certa.

Como gravar sua DEMO
1: Entre de spectador e vá para a visualização do player no qual você suspeitou desde o principio;
2: Baixe Console e digite Record "nomedademo" (sem aspas) e pressione Enter;
3: Logo após iniciar a gravação da Demo, ainda no console digite: status para que apareça a STEAMID na demo enquanto a mesma está sendo gravada.
4: Ao final da gravação digite: Stop
5: Se for gravar outra demo, execute os passos ditos anteriormente, trocando apenas o nome do arquivo, exemplo: Record "nomedademo1" (não precisa das aspas)

As Demos serão gravadas na pasta cstrike de onde seu game estiver instalado. Detalhe: Não necessariamente tem um tempo pré-determinado para se gravar uma demo, o mais interessante e melhor é que sejam várias para uma análise mais coesa e precisa. Caso queira assistir a Demo gravada, baixe console, digite: playdemo "nomedademo" e pressione Enter.

Fonte: www.arenaig.com.br/forum e www.cssource.com.br