quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Você é um cybercondríaco ?

Internet pode transformar internautas em `cybercondríacos'

BABOO - 27/12/2007 06:26

Os estudantes do primeiro ano de medicina são as pessoas mais hipocondríacas do mundo. Bombardeados com informações sobre doenças, eles começam a imaginar que estão infectados com tudo. Em suas mentes, qualquer pinta já é um câncer de pele, um sangramento nasal é sinal de tumor e dor de cabeça é sempre um aneurisma cerebral.

Arthur Barsky, professor de psiquiatria na Escola de Medicina de Harvard, exemplificou a informação com uma aluna que jurava ter câncer de pele. "Ela trouxe 20 fotos de diferentes lesões de pele e ficava comparando cada uma com uma pinta dela".

Agora, devido a Internet, todos nós somos " estudantes do primeiro ano de medicina". Com as informações disponíveis gratuitamente sobre doenças e tratamentos, podemos tirar conclusões completamente incorretas sobre algum mal estar. Evidentemente, as informações médicas disponíveis na Internet são úteis, mas como saber se nós as usamos de forma útil? Como garantir que não nos tornamos "cybercondríacos"?

Robin DiMatteo, professor de psicologia da Universidade da Califórnia, afirmou que as pesquisas médicas feitas pelos usuários devem fazê-los se sentir mais confiantes nos diálogos com os médicos. "Se você se desespera com qualquer informação médica na Internet, isto é um mau sinal".

O diagnóstico instantâneo também é problemático. Ficar convencido que um simples tremor nas mãos é mal de Parkinson, por exemplo, atrapalha o próprio trabalho dos doutores, já que eles estudam para fazer os corretos diagnósticos.