quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Thuban, o Phenom de 6 núcleos é confirmado pela AMD

Ontem a AMD apresentou seus novos chipsets para servidor, o qual no próximo ano garantirá suporte aos processadores para sockets C32 e G34. Além disso, a companhia confirmou que o processador Magny-Cours de 12 núcleos será apresentado no primeiro trimestre de 2010.

Como para a maioria dos usuários de computador o que interessa mesmo é o segmento desktop, a AMD prometeu apresentar os processadores desktop Thuban de 6 núcleos reunidos em um único die de 45 nm para o terceiro trimestre de 2010.

Ontem, correspondentes do site Maximum PC com referências às palavras de funcionários da AMD noticiaram que os processadores Thuban para socket AM3 deverão chegar em 2010.
Um ponto a notar para a alegria dos adeptos da AMD é que por serem compatíveis com socket AM3, os processadores Thuban também podem trabalhar sob placas-mãe com socket AM2+ existentes no mercado. Isso significa que será possível instalar, futuramente, um monstro hexanuclear sem mudar de plataforma e conseqüentemente sem gastar fortunas, um caso que contrasta o da Intel e seu Core i9 “Gulftown”: ele só estará disponível para placas-mãe socket LGA 1366 e não para LGA 775 ou LGA 1156.

Para prever as características desses processadores, pode-se basear no exemplo de seu irmão mais próximo para servidores, o Istanbul. Atualmente os Opteron “Istanbul” operam a 2,6 e 2,8 GHz, carregam 512 KB de cache L2 para cada núcleo e 6 MB de cache L3 compartilhado e suporta memórias DDR3-1333 em dual-channel. Se eles carregarão um bom potencial de overclock é muito cedo para afirmar.

Fonte: Overclockers.ru
JTB