terça-feira, 8 de setembro de 2009

Windows Genuine Advantage: Microsoft processada novamente

Se por um lado a gigante de Redmond está no centro das atenções com o iminente lançamento de seu mais novo sistema operacional, por outro lado, também está sendo alvo de diversas ações na justiça. Recentemente tivemos a proibição da venda do Word por disputa de patentes e agora o seu Windows Genuine Advantage (WGA) também poderá lhe custar alguns milhares de dólares.



A ação alega que a Microsoft enganou os usuários, pois quando se efetua o download do WGA a descrição fornecida sobre o que estava sendo transferido não é real. O WGA é incluído como uma atualização de alta prioridade quando se trata apenas de um software antipirataria, e existe ainda a queixa de que não é fornecida qualquer informação sobre o que o programa realiza no computador do usuário.

Os usuários que entraram com a ação acusam a Microsoft de enganar os usuários e de invasão de privacidade, citando que o WGA capturaria informações dos seus computadores diariamente enviando à empresa. A Microsoft se defende alegando que o WGA só funciona para identificar se o sistema operacional é ou não uma cópia legal e nada mais.

É perfeitamente legítimo que a Microsoft trabalhe em soluções para reduzir a pirataria de seu sistema operacional, o que já não parece tão normal é que a mesma se negue a dar informações para o usuário do que realmente está sendo instalado e para que serve. Se o tivesse feito, a ação na justiça dificilmente se daria.

http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=258867