segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Videogames em aula aumentam rendimento de alunos

Videogames, vistos pelos pais como grandes inimigos do estudo, estão aparecendo em salas de aula japonesas. Em um número crescente de cidades, professores esperam utilizar os consoles, como o Nintendo DS, para ensinar os alunos. O rendimento dos estudantes aumentou em 40%.

» Veja a cobertura da TGS 2007

A estratégia parece estar funcionando em uma sala de Tóquio, onde estudantes têm aulas extra-curriculares de matemática nos sábados de manhã. Saito Miyauchi, 12 anos, fez 45 contas de multiplicação em 15 minutos, sendo o melhor da sua sala. "Me acostumei rapidamente", diz o garoto enquanto utiliza o aparelho com uma caneta especial.

Dos 26 estudantes de 12 a 14 anos que foram aconselhados a assistir à aula para melhorar suas notas, metade aparece para a sessão extra no final de semana na escola pública de Wada.

A instrutora voluntária Kyoko Yamaguchi disse que inveja as crianças de hoje em dia. "Isto era impensável quando eu estava no colégio", disse a professora, cujos filhos se formaram em Wada há 20 anos.

A cidade de Yawata, no oeste do país, expandiu o aprendizado com o DS este ano, utilizando o aparelho para ensinar inglês. Nos quatro colégios da cidade alunos usam o DS por 10 minutos todas as manhãs para aprender novas palavras.

Por um valor 15 vezes menor que um computador pessoal, o DS é uma ferramenta econômica de ensino. Alunos utilizando o console aumentaram suas notas em 40% no Japão.

FONTE: http://games.terra.com.br/interna/0,,OI1924270-EI1702,00.html