quarta-feira, 28 de maio de 2008

Foobar2000 0.9.5.3

FONTE: http://baixaki.ig.com.br/download/Foobar2000.htm

Foobar é um player avançado, oferecendo muitas funcionalidades exclusivas e, por essa razão, é o preferido dos conhecedores mais avançados de áudio. É claro que o foobar não é muito fácil de se aprender, no entanto, é um dos melhores quando se trata de qualidade.

Um som como você jamais escutou

A qualidade sonora é o seu principal destaque, se você está acostumado com o Winamp, Windows Media Player, KMPlayer e demais tocadores, com certeza vai sentir a diferença na primeira música que escutar e comparar com os outros players.

Além disso, o programa é pequeno e leve, sendo ótimo para os usuários que prezam pela funcionalidade ao invés da bela interface gráfica. Esta, aliás, deixa um pouco a desejar, porém compensa com um alto poder de processamento de arquivos de áudio. As playlists podem ser armazenadas em abas e você ainda renomear as etiquetas ID3 de vários arquivos simultaneamente.

Foobar2000 suporta vários plugins e trabalha com os seguintes formatos de músicas:

Formatos nativos: MP1, MP2, MP3, MP4, Musepack, AAC, Ogg Vorbis, FLAC/Ogg FLAC, Speex, WavPack, WAV, AIFF, AU, SND, CDDA e WMA.

Formatos rodados através de plugins: TTA, Monkey`s Audio, ALAC, MOD, SPC, TFMX, Shorten, OptimFROG, LPAC, AC3, DTS, PSF, NSF, XID, XA, Matroska, MMS, RSTP e outros.

Uma das melhores vantagens é a possibilidade de rodar músicas compactadas em RAR, ZIP, LHA e JMA, sem necessitar ter um compactador, visto que o programa reproduz diretamente a música.

Recursos

No foobar é possível configurar o áudio do jeito que você quiser, com opções para usar o modo ReplayGain (normalização), acabar com picos, usar pré-amplificadores, cria banco de dados, codificar músicas por cores e muito mais.

Principais destaques:

  • É capaz de converter músicas.
  • Conta com gerenciador de playlists que trabalha por abas.
  • Aplica efeitos no áudio e verifica a integridade das canções.
  • Possui atalhos via teclado.
  • Ocupa pouco espaço de memória RAM.
  • Renomeia etiquetas ID3 em massa.
  • O exclusivo Replaygain

    Este recurso permite um ajuste de ganho de som para armazenamento numa faixa, cujo objetivo é reduzir a necessidade de ajustar a altura do volume durante a reprodução da música, devido à variação dos níveis de dinâmica (passagens fortes ou fracas). Um dos benefícios é que o recurso ReplayGain não altera as músicas, apenas as "normaliza".

    Remova Imperfeições:

    As informações Replaygain podem ser removidas ou alteradas de acordo com à sua necessidade num processo análogo ao usado nas tags ID3. O problema de clipping (quando a caixa "estoura") de muitas faixas pode ser resolvido desta forma.

    Normalizando sua Coleção

    O Replaygain pede um nível mínimo de qualidade para funcionar (no caso do MP3 é igual ou superior a 192 Kbps). Para ativá-lo clique com o botão direito do mouse e selecione a opção homônima.

    Ele divide-se em Scan pre-file track gain (para usar o recurso por faixa individualmente); Scan selection as album (para usar o recurso por álbum); e Scan selection as multiple albums (para usar numa playlist ou coleção inteira).

    Nossa Opinião

    À primeira vista, foobar2000 parece ser simples e sem graça. Porém, ao comparar qualquer música reproduzida nos outros players, notamos um ganho substancial na qualidade sonora, delineando passagens e nuances incapazes de serem ouvidas no Winamp ou Windows Media Player, por exemplo. A ambiência sonora também é transmitida de forma sensacional, proporcionando ao ouvinte o verdadeiro efeito do "som 3D".

    O formato de navegação pelas listagens da músicas é muito vantajoso, porque através de abas temos maior organização. É claro que sua interface gráfica está longe do deleite visual dos tocadores de áudio atuais, todavia é nas funcionalidades que foobar2000 se destaca, contendo um leque de opções que deixará até os mais experientes boquiabertos. Aliás, quem entende muito de áudio encontrará um player digno de reverência.

    baixar Foobar2000