terça-feira, 14 de outubro de 2008

Fusion for Gaming Beta

A AMD lançou a versão beta do software Fusion for Gaming. A idéia é que o aplicativo melhore o desempenho do computador fechando alguns processos que consomem memória e "roubando" recursos da máquina e que não precisam estar ativos enquanto o jogador está dando alguns headshots.

Não é novidade que a fabricante de chips AMD está desenvolvendo uma nova estratégia de atuação no mercado mundial. A mudança começou em meados de 2006, com a aquisição da ATI, e agora a companhia vem trabalhando no Fusion, plataforma que, grosso modo, pretende unir processador e chip gráfico em um mesmo componente de silício. Ainda se trata apenas de um projeto, mas a empresa apresentou nesta quinta-feira a versão em software do conceito, o Fusion for Gaming, que promete acelerar o desempenho dos games e melhorar a experiência dos usuários.

Ainda em versão beta, ele tornaria a máquina até 10% mais rápida na hora de rodar jogos, explica Brent Barry, estrategista da área de games da AMD. Não há muito segredo: o programa faz ajustes nas configurações do computador, mudando chaves de registro e acertando detalhes do próprio processador. O Fusion também encerra processos e serviços que rodam em segundo plano e não serão necessários durante o jogo e, com isso, libera uma boa parte da memória RAM e da utilização da CPU.

No modo avançado, também é possível desativar recursos do Windows Vista, como a interface Aero e a barra lateral de aplicativos. Já no modo expert, os recursos incluem aceleração do HD e overclocking (elevação da capacidade de funcionamento de um determinado componente para além das especificações de fábrica). A AMD planeja também aplicações para uso mais genérico, que ajudariam o usuário, por exemplo, a ajustar o laptop para máxima economia de energia.

A equipe Meiobit testou o Fusion e eles afirma que não obtiveram uma alta melhora na performance. Isso pode ser devido ao programa ainda não estar bem acabado, ou simplesmente porque este tipo de software acaba tendo uma eficácia muito diferente de uma máquina para outra e por enquanto a lista de placas mães suportadas ainda é pequena. Para fazê-lo funcionar, basta clicar no centro do círculo que aparecerá no seu desktop após abrir o programa. De toda forma, acho que o download vale a pena e por estarmos falando de um aplicativo gratuito, qualquer melhora obtida com ele será bem vinda. Espero que vocês possam fazer um teste aí e ter melhor sorte do que eu.

Fusion for Gaming:
Download:

FONTE: http://www.axesgaming.gnx.com.br/css/index.php?action=ver&id=346