quinta-feira, 20 de março de 2008

Jogos violentos também são benéficos

Uma pesquisa publicada no periódico científico Emotion aponta que os jogos de tiro em primeiro pessoa (FPS no acrônimo em inglês) considerados bastante brutais, geram emoções positivas nos jogadores, o que contraria os defensores que querem o fim destes games.

Os cientistas afirmaram que, no cenário virtual dos jogos, a idéia de que um usuário não goste de ser atingido pelos oponentes pode estar errada.

Durante o estudo os voluntários se mostraram ansiosos e nervosos enquanto tentavam eliminar um inimigo, mas não incorporavam as emoções esperadas como vitória ou sucesso.

Em contraposição ao eliminar um rival ou a eliminação do próprio personagem desencadeou pensamentos positivos, algo similar ao comprometimento e consolo.








O game utilizado foi o "James Bond 007: Nightfire" e as expressões dos rostos de todos os voluntários foram monitoradas cuidadosamente enquanto jogavam.

Fonte: Tecnocientista

______________________________

Para desespero daqueles caras que acham que games servem apenas para formarem assassinos robotizados

Pelo o que eu entendi é o seguinte , que apesar da excitação sentida durante o jogo, os jogadores não se "importam" com vencer ou perder.

Ou seja, o que vale num jogo é se divertir, e não simplesmente vencer os outros por puro sadismo.

Entre outras coisas, eles proporcionam a oportunidade de vivenciar ansiedade, competitividade e alívio sem riscos sociais; essas sensações tem efeitos bioquímicos que talvez sejam inclusive necessários para a boa saúde, mas muitas vezes passamos por situações desagradáveis para vivenciá-las.

Os FPS e outros games violentos são uma alternativa segura

Em uma analogia mais simples , é o mesmo efeito de quem quer pilotar um caça e joga simuladores sem arriscar a propria pele

E quem comete crimes porque "foi influenciado por games" demonstra apenas uma falha de carater que poderia ser estimulada por qualquer outra coisa