terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Ameaças para 2008

Esses são alguns temores do diretor de tecnologias emergentes da Symantec, Oliver Friedrichs. Oliver destaca as cinco ameaças mais prováveis:

Evolução dos Bots

“Hoje os bots são centralizados com um centro de comando e controle”, diz Oliver. “No futuro, eles serão mais parecidos com peer-to-peer (P2P), serão mais difíceis de serem destruídos”. Segundo Oliver, o Storm worm é um bom exemplo de uma rede botnet descentralizada.

Ameaças na Web

Em particular, sites confiáveis que estão comprometidos com hackers carregando códigos maliciosos para atacar os visitantes. Este ano, este tipo de ataque começou com o site do Dolphin Stadium and the Miami Dolphins antes da partida do Super Bowl, distribuindo códigos de ataque aos visitantes. O recente ataque na página de Alicia Keys no MySpace é um aviso de que mais está por vir.
Ameaças para mobilidade

As novas plataformas móveis, como o Android (do Google) e o iPhone (da Apple), que têm os kits de desenvolvimento disponíveis para download, podem ser exploradas. “Bancos e leilões online estão mudando para os celulares”, diz Oliver. Só podemos esperar que os hackers façam o mesmo.

Mundos Virtuais

Não bastassem os ataques do mundo real é bom se preparar para os do mundo virtual, onde os usuários vivem para ganhar batalhas ou “coisas” virtuais. Alguns dos grandes mundos virtuais são Second Life, Lineage e World of Warcraft. “Criminosos estão olhando para essas plataformas. Já há cavalos de tróia que miram nos usuários do Lineage, roubando suas senhas e tudo que possuem”, afirma Oliver.

Eleições

Durante as eleições de 2004 nos Estados Unidos, várias táticas de phishing contra a campanha de Edwards foram realizados. Além de um ataque ao site de Lieberman. Para o próximo ano as mesmas táticas devem ser esperadas, bem como a mímica de domínios, direcionando o visitante que procura uma campanha para outra.

Vale lembrar que o Brasil terá eleições municipais em 2008. Portanto, preparem-se para receber não só propaganda eleitoral pela internet, como para golpes online usando as candidaturas como isca.

Essas são as previsões da Symantec para 2008. Você discorda, tem alguma outra suspeita? Deixe seu comentário.

FONTE:IDG Now!