domingo, 6 de janeiro de 2008

VIA abandona mercado de chipsets.

A VIA já vem perdendo terreno há tanto tempo, que os mais novos no mundo da informática devem pensar que esta é uma companhia que nasceu morta. Mas a coisa não é bem assim, meus jovens amigos. Houve uma época onde a VIA era o dono e o senhor dos chipsets para AMD, e apesar de não dominar a plataforma Intel, a companhia tinha interessantes e rentáveis alternativas para o segmento econômico.

As coisas mudaram, obviamente, e hoje a plataforma AMD se divide entre suas próprias soluções (ATI) e a NVIDIA, enquanto que a Intel mantém o controle sobre o seu próprio mercado sem esquecer de deixar alguma coisa pra NVIDIA. Nessas circunstâncias, fica evidente que a VIA não tem muito para onde crescer e neste mercado sem crescimento, a companhia tende a encolher.

Hoje tomamos conhecimento através do site Chile Hardware que a VIA unirá a sua divisão de chipsets a sua divisão de CPUs, uma vez que o faturamento de ambas não justiça a existência em separado. O motivo por trás disso é evidente: no médio prazo a companhia deixará de abastecer plataformas de terceiros e por isso de agora em diante nós só veremos chipsets VIA acompanhados da CPU VIA C7M ou algo parecido.


Fonte:ForumPc's