segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Intel anuncia 16 novos processadores.

Durante a CES de Las Vegas a Intel anunciou o lançamento de 16 novos processadores, desktop e mobiles, gravados em 45nm e baseados no core Penryn.

Lembramos que o prefixo “T” presente no nome do processador Intel indica que ele é um modelo mobile, um “E” indica que ele é um processador desktop dual-core, um “que” que ele é um processador desktop quad-core e por fim um “X” indica que ele é um processador Xeon ou um processador “Extreme”.

Dentro deste grupo de novos processadores podem ser encontrados quatro E8x00, três Q9x00, quatro processadores mobile, um processador Extreme e quatro Xeon.

Além da frequencia de operação ligeiramente mais alta, a características mais interessantes destes diferentes modelos são o aumento na sua memória cache e o suporte as instruções SSE4, também conhecidas sob a denominação de HD Media Boost. A Intel divulgou que a utilização deste jogo de instruções permite um aumento de performance entre 100 e 200%...

A tecnologia Deep Power Down, voltada para a redução do consumo de energia quando o processador está em repouso, também fez sua aparição. As memórias cache de nível 1 e 2 são então desativadas e a tensão do processador é reduzida. Também é preciso destacar que estes processadores não utilizam chumbo e eles também deverão estar livres do halogênio até o final do primeiro trimestre de 2008.

Os modelos desktop dual-core e mobile são esperados para o mês de janeiro, enquanto que os outros processadores deverão ser lançados durante o primeiro trimestre de 2008.


Fonte:ForumPc's