sábado, 19 de janeiro de 2008

Counter-strike Foi Proibido, Procon/Go Recolhe jogos virtuais no mercado

Em cumprimento de decisão judicial proferida pelo Juízo da 17a Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais, válida em todo o território nacional, nos autos da Ação Civil Pública n° 2002.38.00.046529-6, o PROCON/GO está apreendendo no Estado de Goiás os jogos virtuais de vídeo-games e computadores: "Counter-Strike" e "Everquest", que foram considerados impróprios para o consumo, na medida em que são nocivos à saúde dos consumidores, em ofensa ao disposto nos artigos 6, I, 8, 10 e 39, IV, todos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

O jogo "Counter Strike" (reféns, bomba, fuga, assassinato, armas, técnicas de guerra, táticas de guerrilha) reproduz a guerra entre bandidos e policiais e impressiona pelo realismo. O jogo foi criado nos Estados Unidos e adaptado para o Brasil. No vídeo-game, traficantes do Rio de Janeiro seqüestram e levam para um morro três representantes da Organização das Nações Unidas. A polícia invade o local e é recebida a tiros.

Imagem


O participante pode escolher o lado do crime: virar bandido para defender a favela sob seu domínio. Quanto mais PM´s matar, mais pontos. A trilha sonora é um funk proibido. Nessa escala de violência, cada um escolhe suas armas: pistolas, fuzis e granadas. Na visão de especialistas, o jogo ensina técnicas de guerra, haja vista o jogador deve ter conhecimento sobre táticas de esconderijo, como se estivesse numa guerrilha.

O jogo "Everquest" leva o jogador ao total desvirtuamento e conflitos psicológicos "pesados"; pois as tarefas que este recebe, podem ser boas ou más. As más vão de mentiras, subornos e até assassinatos, que muitas vezes depois de executados, o jogador fica sabendo (ou não) que era apenas uma armadilha para ser testado para entrar em um clã (grupo).

Os jogos violentos ou que tragam a tônica da violência são capazes de formar indivíduos agressivos, sobressaindo evidente que é forte o seu poder de influência sobre o psiquismo, reforçando atitudes agressivas em certos indivíduos e grupos sociais.

Todo consumidor goiano que se deparar com a distribuição e comercialização dos jogos virtuais "Counter-Strike" e "Everquest" deve acionar o PROCON/GO, via telefone 151 ou por meio do e-mail: consulta@procon.go.gov.br, visando a apreensão destes produtos.

Fonte : PROCON/GO

Parecer do BLOG:
Num Pais como o Brasil onde os pobres ficam mais pobres e os ricos mais ricos temos muito mais coisas urgentes para ser discutidas e resolvidas, como a população mais pobre esta mais predispostas a cometer esses crimes e se envolver com eles, acho meio complicado um cidadão que recebe menos de um salario minimo poder ter acesso a uma banda larga, computador e um jogo online que custa no minimo 50,00, mais um ponto negativo para nossos politicos mentirosos e a justiça que manipulada pelo interesses dos grandes gastam seus tempos preciosos tentando melhorar o Pais que vivo e crio os meus filhos esse é o BRASIL.