quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Violência brasileira

Jabor tenta descobrir as causas para a violência crescente no Brasil. Um sujeito mata em nome de Alá, outro mata para roubar um banco, por grana e outro mata por uma causa política. São violências que tentam se explicar e buscam quase uma causa justa para a brutalidade ou assassinatos.

Mas, aqui no país temos uma violência muito nossa, muito brasileira hoje em dia. Uma violência até original no mundo que é auto-sustentada e alimentada por si mesma. Se houvesse uma explicação racional para o irracional, uma lógica na loucura, ficaríamos mais calmos.

Mas, não há. Mesmo assim, vamos tentar. Talvez no Brasil a mistura de miséria, de ignorância crassa com a chuva de informações desorientadoras, tudo somado a desvalorização da qualidade de vida da população, talvez isso explicasse, mas não adianta.

Até um videogame, um Counter Strike tem regras. Mas por que um grupo de policiais mata um menino fraquinho de 13 anos a porrada? Não sei. Nossa violência tem vida própria. Temos de conviver com esse mistério. E pensar que éramos um povo com a fama de ser cordial e bom.

Assista o video : http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM779954-7823-JABOR+E+AS+CAUSAS+DA+VIOLENCIA,00.html